segunda-feira, 14 de março de 2011

lxSplit - Juntando arquivos 001, 002, 003 ...etc.

  HJsplit nativo do Windows á um aplicativo semelhante para o Ubuntu chamada lxSplit. Se precisa de unir ficheiros semelhantes aos referidos anteriormente, continue a ler este artigo!

Junte ficheiros com extensão 001, 002, 003 etc!


  O programa lxSplit é um ferramenta muito simples que o objectivo concreto de dividir ficheiros e unir ficheiros divididos dessa mesma forma. Esta união e divisão é feita sem (des)comprimir, exactamente da mesma maneira que acontece com o HJSplit. A diferença do lxSplit prende-se apenas no facto de este ter sido escrito para utilizar em distribuições linux, nomeadamente o Ubuntu. O lxSplit foi originalmente escrito por Richard Stellingwerff.

  • Instalação

  A instalação do lxSplit é extremamente simples pois está presente nos repositórios oficiais do Ubuntu. Sendo assim, a instalação basicamente passa por ou clicar no botão a seguir ou então escrever no terminal o código apresentado no terminal a seguir:
sudo apt-get install lxsplit

  • Funcionamento

  Para ter acesso às funcionalidades desta aplicação terá de fazer uso do terminal. Exactamente porque o terminal não é bem visto por todos os utilizadores, para explicar ainda melhor o funcionamento do lxSplit, para além de mostrar o código base, apresenta-se exemplos e inclusive um vídeo no final desta secção.

  • Divisão de um ficheiro em várias partes

  O comando utilizado para chamar o lxSplit será sempre o seu próprio nome em letras minúsculas. Depois, conforme o argumento que você apresentar, ele fará determinada acção num ficheiro que deverá estar também como argumento. No caso da divisão, o argumento é “-s” (sem aspas) e no final do código tem de indicar o tamanho máximo de cada ficheiro.

A dividir ficheiro em vários através do lxSplit 

  Sendo assim, como forma de exemplo, suponde que tinha um ficheiro chamado “video.avi” e queria dividi-lo em pequenos ficheiros de 25MB, escreveria o seguinte no terminal:
lxsplit -s video.avi 25M

  • União de vários ficheiros

  Relativamente à união de ficheiros, o funcionamento é bastante semelhante: apenas não contém o tamanho dos ficheiros a dividir e o argumento é diferente. No caso da união, o argumento é “-j” (sem aspas) e como argumento de ficheiros, não precisa de pôr todos os ficheiros com a extensão .000, .001, etc, apenas põe o primeiro.

A unir ficheiros com o LXSplit

  Ou seja, como exemplo, tendo em conta que o comando anterior originou ficheiros com o nome “video.avi.00X”, em que X varia conforme os diferentes ficheiros resultantes, então seria o seguinte:
lxsplit -j video.avi.001
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário